1939
23 de agosto − Assinado o pacto de não-agressão entre Hitler e Stalin: a Alemanha e a União Soviética se comprometem a não atacar uma à outra e a se manter neutras se uma delas for atacada por uma terceira potência. Só muito mais tarde se tornaria pública uma cláusula secreta prevendo a eliminação de alguns países, como a Polônia.
1º de setembro − Tropas alemãs invadem a Polônia. Começa a guerra.
3 de setembro − Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha.
5 de setembro − Estados Unidos declaram neutralidade.
17 de setembro − União Soviética invade a Polônia.
27 de setembro − Varsóvia rende-se aos alemães.
14 de dezembro − União Soviética é excluída da Liga das Nações após ter atacado a Finlândia.
1940
10 de maio − Em ofensivas rápidas (blitzkrieg), a Alemanha expande-se para o oeste, invadindo a Bélgica, Luxemburgo, Holanda e o norte da França.
3 de junho − Ataque aéreo alemão a Paris. Onze dias mais tarde, tropas alemãs ocupam a capital francesa.
17 de junho − União Soviética ocupa os países bálticos.
13 de agosto − Início dos ataques aéreos contra a Grã-Bretanha.
13 de setembro − Começa o ataque da Itália contra o norte da África, ao mesmo tempo em que Roma prossegue a ofensiva italiana no leste africano.
23 de setembro − Japão invade a Indochina.
15 de novembro − Construído o muro que isolou o Gueto de Varsóvia.
20 de novembro − Hungria ingressa no Pacto Tripartite.
1941
9 de abril − Ataque aéreo britânico a Berlim, com bombas fornecidas pelos Estados Unidos.
13 de abril − Hungria ingressa na guerra contra a Iugoslávia.
22 de junho − Ataque alemão à União Soviética, sem declaração prévia de guerra.
12 de julho − Grã-Bretanha e União Soviética selam um pacto de solidariedade.
30 de setembro − Começa a ofensiva alemã contra Moscou.
5 de dezembro − Grã-Bretanha declara guerra à Finlândia, Romênia e Hungria.
11 de dezembro − A China declara guerra à Alemanha, Itália e Japão.
1942
1º de janeiro − 26 países assinam em Washington um pacto em que se comprometem a lutar até a derrota do Eixo, sem uma paz em separado. Pela primeira vez, foi usada a expressão "nações unidas".
20 de janeiro − Conferência de Wannsee, em Berlim, decide pela "solução final": o Exército alemão e outras forças devem exterminar os judeus na Europa.
18 de abril − Ataque aéreo dos EUA contra Tóquio.
8 de junho − Submarinos japoneses bombardeiam a australiana Newcastle.
13 de setembro – Começa a batalha de Stalingrado.
1943
14 de janeiro − Começa a Conferência de Casablanca. No encontro de dez dias, o premiê britânico Winston Churchill e o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt harmonizam seus objetivos e estratégias da guerra.
31 de janeiro/2 de fevereiro − Batalha de Stalingrado termina com a capitulação dos alemães.
19 de abril − Começa o levante no Gueto de Varsóvia. Unidades da SS invadem o bairro para conter a revolta da população judia, que vive ali em situação miserável. A tropa de elite, no entanto, precisa de apoio do Exército e leva quatro semanas para conter a revolta, que causou a morte de mais de 56 mil judeus.
25 de julho − O ditador Benito Mussolini é destituído e preso. O rei compõe um novo gabinete de governo. A 28 de julho, é anunciado o fim do fascismo no país.
13 de outubro − A Itália declara guerra à Alemanha.
1944
6 de junho – Os Aliados desembarcam na Normandia e compõem ali uma segunda frente de batalha, com mais de cinco mil navios de guerra e 14 mil bombardeiros e aviões de caça.
20 de julho − Fracassa o segundo atentado contra Hitler.
25 de agosto − A Romênia declara guerra contra a Alemanha. No mesmo dia, o general Dietrich von Choltitz assina a capitulação de suas tropas em Paris e devolve a capital francesa ao general Philipp Leclerc.
21 de outubro − Tropas norte-americanas conquistam Aachen, no extremo oeste alemão. Pela primeira vez, uma grande cidade alemã é controlada pelos Aliados. Muitos moradores não vêem os soldados como ocupadores, mas os saúdam como libertadores.
31 de dezembro − O governo de resistência da Hungria declara guerra à Alemanha.
1945
12 de abril − Após a morte do presidente Roosevelt, seu sucessor, Harry S. Truman, assume o governo.
16 de abril − Começa a ofensiva soviética contra Berlim, no front leste. A cidade está completamente cercada a 25 de abril. Apesar de a guerra estar praticamente perdida, a SS impõe a defesa do país com julgamentos sumários, em que enforcam todos os jovens, soldados e membros das forças de assalto que se negam a participar dos combates.
25 de abril − Tropas norte-americanas e soviéticas se encontram em Torgau no leste da Alemanha.
28 de abril − O ex-ditador Benito Mussolini é executado por partisans.
30 de abril – Suicídio de Hitler em Berlim.
4 de maio – Capitulação dos alemães na Holanda, noroeste da Alemanha e Dinamarca. No dia 7, segue-se a rendição incondicional em Reims, a 160 quilômetros de Paris.
8 de maio – Considerado oficialmente a data do final da Guerra
5 de junho − As forças de ocupação assumem o controle da Alemanha. O país é dividido em quatro zonas: três no oeste (Estados Unidos, Grã-Bretanha e França) e uma no leste (dominada pela União Soviética). Também a capital, Berlim, encravada na zona soviética, é dividida em quatro áreas de ocupação.
16 de julho − Testada a bomba nuclear no deserto de Novo México (EUA).
17 de julho − Início da Conferrência de Potsdam, com Truman, Churchill e Stalin, que deliberam sobre a nova ordem na Alemanha.
6 de agosto − Estados Unidos lançam a bomba nuclear contra Hiroshima (Japão), matando mais de cem mil pessoas.
9 de agosto − A bomba nuclear norte-americana que explode na cidade japonesa de Nagasaki mata 36 mil pessoas e fere mais de 40 mil.
14 de agosto – O Japão anuncia sua capitulação incondicional. No dia 2 de setembro, o governo assina uma declaração neste sentido.
14 de novembro − Começam as primeiras audiências dos julgamentos de Nurembergue. As audiências principais do primeiro grande julgamento iniciaram-se em 20 de novembro. Ele teve 24 réus da elite política e militar do regime nazista, além de diversos membros do governo, das Forças Armadas e de grupos e organizações nazistas, como o partido NSDAP, a SS, a SA e a Gestapo.
As acusações iam de conspiração, crime contra a paz, crime de guerra e crime contra a humanidade. Os julgamentos prosseguiram até 1º de outubro de 1946, com um saldo de 12 condenações à morte e sete penas de prisão. Três réus foram absolvidos por falta de provas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário