O Brasil participou da segunda guerra mundial se aliando aos Aliados. No ano de 1942, submarinos alemães e italianos iniciaram o torpedeamento de embarcações brasileiras no oceano Atlântico em represália à adesão do Brasil aos compromissos da Carta do Atlântico, o que tornava sua neutralidade apenas teórica.
O povo começou a se revoltar contra isso e então o Brasil declarou guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista, em agosto de 1942.
Naquela época, o Brasil não tinha uma economia muito forte e a maioria da população era analfabeta e vivia no campo então ele se viu impedido de seguir uma linha de ação autônoma no conflito e encontrou dificuldades em assumir mesmo um modesto papel.
A Força Expedicionária Brasileira por ex. teve sua formação inicialmente protelada por um ano após a declaração de guerra. Por fim, seu envio para a frente de batalha foi iniciado somente em julho de 1944, quase 2 anos após a declaração. Tendo sido enviados cerca de 25 000 homens, de um total inicial previsto de 100 000. Mesmo com problemas na preparação e no envio, já na Itália, treinada e equipada pelos americanos, a FEB cumpriu as principais missões que lhe foram atribuídas pelo comando aliado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário